1959: ARTHUR KORNBERG e SEVERO OCHOA

09/10/2019
1959: ARTHUR KORNBERG e SEVERO OCHOA

Universidade de Passo Fundo
Faculdade de Medicina

Autores:
Mezzomo, Ângela K.
Ohse, Bruna F.
Tagliari, Carolina
Docente: Jorge Alberto Salton

RESUMO


Este trabalho tem por objetivo fazer uma revisão bibliográfica da vida e obra de Arthur Kornberg e Severo Ochoa, ganhadores do Prêmio Nobel de Medicina em 1959, pois seus estudos representaram grande avanço para a área médica. Arthur Kornberg nasceu nos Estados Unidos e lá estudou e trabalhou. Interessou-se muito pela área da genética, principalmente pela síntese do DNA. Severo Ochoa nasceu na Espanha e naturalizou-se americano após ir trabalhar nos Estados Unidos. Também interessou-se pela área genética. Eles ganharam o Prêmio Nobel pelo trabalho de elucidação da síntese do DNA e, principalmente, pela descoberta da enzima DNA-polimerase, o que trouxe grande avanço para a área da enzimologia. Nossa pesquisa foi realizada baseada em textos bibliográficos e científicos que relatam as experiências e as áreas de trabalho dos ganhadores do Prêmio Nobel. Arthur Kornberg faleceu em 2007 e Severo Ochoa em 1993, ambos deixando grande legado científico para a história da medicina.
PALAVRAS-CHAVE: Prêmio Nobel, Severo Ochoa, Arthur Kornberg, síntese do DNA
 

ABSTRACT

This paper aims to review existing literature of life and work of Arthur Körberg and Severo Ochoa, Nobel Prize for Medicine in 1959 for his studies represented a breakthrough for the medical field. Körberg Arthur was born in the United States and studied and worked there. Became very interested in the field of genetics, especially the synthesis of DNA. Severo Ochoa was born in Spain and became an American after going to work in the United States. Also interested in the genetics area. They won the Nobel Prize for work on elucidating the DNA synthesis and especially the discovery of the enzyme DNA polymerase, which has brought great progress in the area of enzymology. Our research was conducted based on scientific publications and texts that describe the experiences and areas of work of Nobel Prize winners. Arthur Kornberg died in 2007 and Severo Ochoa in 1993, both leaving a legacy to the scientific history of medicine. 
KEY-WORDS: Nobel Prize winner Severo Ochoa, Arthur Kornberg, DNA synthesis

INTRODUÇÃO

O Prêmio Nobel de Medicina de 1959 foi entregue a Arthur Kornberg e Severo Ochoa pelo trabalho desenvolvido a respeito da síntese do DNA e RNA, respectivamente, e pela descoberta da enzima DNA-polimerase.
BIOGRAFIA – VIDA E OBRA

SEVERO OCHOA
Severo Ochoa nasceu em Oviedo, Espanha, em 24 de setembro de 1905 . Foi educado no Mallaga College, teve formação inicial na Universidade de Madrid  e tornou-se bacharel em 1921. Obteve especialização na área bioquímica em 1929 e foi trabalhar em Hilbelberg com o auxílio do Conselho Espanhol de Investigação Científica.
Neste período trabalhou na bioquímica e fisiologia do músculo, e sua visão e formação profissional foi muito influenciada por Meyerhof, para quem trabalhava. Foi nomeado professor de fisiologia da Universidade de Madrid. Em 1932 foi para Londres no National Institute for Medical Research, onde trabalhou no seu primeiro problema em enzimologia. Retornou a Madrid em 1934, foi nomeado professor de fisiologia e bioquímica da Universidade de Madrid e mais tarde tornou-se chefe da Divisão de Fisiologia do Instituto de Pesquisa Médica.
Trabalhou em algumas das etapas enzimáticas da glicólise e da fermentação e na função biológica da vitamina B. Interessou-se também pelo metabolismo oxidativo.  Mudou-se para os Estados Unidos em 1940, trabalhou na Washington University School of Medicine, onde foi nomeado professor e pesquisador associado de Farmacologia e trabalhou, novamente, sobre problemas de enzimologia. Naturalizou-se americano em 1956.Ganhou o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1959 pelo descobrimento do mecanismo da síntese biológica do RNA, em conjunto com Arthur Kornberg, sobre DNA. Morreu em 1993, aos 88 anos, em Madrid, vítima de uma pneumonia.
ARTHUR KORNBERG
Arthur Kornberg nasceu no Brooklyn, Nova York em 1918. Recebeu o diploma de graduação em ciência da faculdade da cidade de Nova York em 1937 e o grau de mestrado da Universidade de Rochester em 1941. Estagiou em medicina interna por um ano e serviu com comissionado no E. U. Public Health Service. Ele foi designado como médico em um navio da marinha e, depois como pesquisador do National Institutes of Health (NIH) em Bethesda, Maryland, de 1942 a 1953. Teve a formação de enzimologia com o professor Severo Ochoa da New York University School of Medicine em 1946 e com o professor Carl Cori na Washington University School of Medicine em 1947. Em 1953, assumiu a presidência de Departamento de Microbiologia da Washington University School of Medicine, em St. Louis, Missouri. Em 1959, organizou o Departamento de Bioquímica da Universidade de Stanford School of Medicine, servindo como seu presidente até 1969 e depois como professor. Arthur Kornberg faleceu no dia 26 de Outubro de 2007.
De seus primeiros estudos sobre os mecanismos da síntese enzimática de coenzimas e pirofosfato inorgânico, estendeu seu interesse para a biossíntese dos ácidos nucléicos, particularmente do DNA. Após a elucidação dos principais passos no caminho da pirimidina e síntese de purinas, incluindo a descoberta de PRPP como intermediário, ele descobriu a enzima que monta os blocos de construção de DNA, chamada de DNA-polimerase. Esta classe de ubíquas enzimas é essencial para a replicação, reparo e rearranjo do DNA. Foram descobertas muitas outras enzimas responsáveis pela iniciação e alongamento das cadeias de DNA e cromossomos. Estas enzimas formam a base da descoberta do DNA recombinante, que ajudou a desencadear a revolução biotecnológica.
CONTRIBUIÇÃO CIENTÍFICA
Severo Ochoa e Arthur Kornberg receberam o Prêmio Nobel de Medicina de 1959 pela descoberta dos mecanismos da síntese biológica do ácido ribonucléico e ácido desoxirribonucléico. O mecanismo de síntese do DNA ocorre quando os dois filamentos de uma molécula de DNA se separam e cada uma delas orienta a fabricação de uma metade complementar. Os nucleotídeos (compostos por uma molécula de ácido fosfórico, uma molécula de pentose e uma base nitrogenada) que circulam pelo meio circulante vão se unir com as bases que ficaram expostas pela quebra das pontes de hidrogênio. É neste momento que a enzima descoberta, DNA-polimerase, exerce seu papel fundamental, pois é através dela que ocorre a ligação entre estes nucleotídeos. Este processo faz com que se formem duas cadeias de DNA exatamente iguais a molécula inicial. A DNA – polimerase juntamente com outras enzimas são responsáveis pelo “controle de qualidade”, pois realizam uma espécie de revisão nas novas moléculas e caso haja um encaixe errado, removem o nucleotídeo que não é complementar e o substitui pelo correto. Porém, mesmo com esses cuidados ocorrem erros, os quais podem provocar doenças genéticas. Após a síntese do DNA ocorre o processo de transcrição. É neste momento que a síntese do RNA ocorre. Durante a síntese do RNA os dois filamentos da molécula de DNA se separam temporariamente; um desses filamentos é usado como molde e para que haja o encaixe dos nucleotídeos que formarão a cadeia de RNA. É sabido que quase todo DNA fica localizado no núcleo da célula e que a maior parte das funções celulares ocorre no citoplasma, desse modo deve existir algum meio para que os genes (segmentos de DNA que codificam a produção de uma proteína) de DNA do núcleo possam controlar as reações químicas no citoplasma. É devido a isso que a transcrição se torna essencial, pois é através dela que o código genético (consiste em trincas sucessivas de bases nitrogenadas que controlam a seqüência dos aminoácidos depositados na molécula de proteína a ser sintetizada) é transferido para o RNA. Em seguida, ele difunde-se do núcleo para o citoplasma, onde vai controlar a síntese protéica. 

CONCLUSÃO


Severo Ochoa e Arthur Kornberg receberam o Prêmio Nobel de 1959 pela descoberta dos mecanismos da síntese biológica do ácido ribonucléico e ácido desoxirribonucléico. Ochoa e Kornberg descobriram enzimas que introduziram a elucidação do código genético e os reagentes para a síntese do DNA. O trabalho abriu caminho para o desenvolvimento da engenharia genética e o tratamento do câncer e infecções.

REFERÊNCIAS

www.nobelprize.com
www.wikipedia.com.br
GUYTON, Arthur C.; HALL, John E.. Tratado de Fisiologia Médica. 10. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006. 23p


 

Enviando